terça-feira, 20 de abril de 2010

O Pré Sal e a Educação

O assunto mais discutido atualmente no meio político,na imprensa,nas frentes econômicas e nos governos estaduais é o  Pré Sal.

O que é esse tal de Pré Sal que nós tanto ouvimos falar??

São reservas de petróleo encontradas da camada pré-sal do litoral brasileiro.São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina.
  governo brasileiro pretende criar uma nova estatal, que está sendo chamada provisoriamente de Petrosal. Esta nova empresa não seria destinada à exploração direta do petróleo, mas principalmente à administração dos mega-campos e à contratação de empresas petrolíferas para explorá-los em parceria com a Petrobras, definido conjuntamente com o Conselho Nacional de Política Energética.

O que podemos concluir é que serão exploradas uma grande quantidade de barris de petróleo mais caro e com mais qualidade que nós conhecemos hoje.

 Pré Sal e a Educação.

Os royalties do Pré Sal devem ser destinadas uma grande parcela,para a Educação,para podemos tirar o atraso educacional que o Brail tem em Relação a outros Paises.

 E Felizmente a  opinião do Presidente Lula, é a mesma dos estudantes,investir uma grande parte desse valor  da  exploração do pré sal.
O Brasil pretende usar recursos do pré-sal para investir pesado na educação e elevar o país ao patamar dos Estados Unidos e da Espanha em pouco mais de uma década, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista à Reuters nesta terça-feira.


"A meta final do plano nacional até 2021 é que nós atinjamos a média (educacional) de países da OCDE... como Espanha e Estados Unidos", afirmou o ministro.

Para chegar a esse resultado e fechar os gargalos do sistema, não há equação diferente do que investir entre 6 e 7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, defende Haddad.
A Unesco recomenda aportes da ordem de 6 por cento e países da Organização para Cooperação e desenvolvimento Econômico aplicam em média 5 por cento de suas riquezas. O Brasil investe hoje cerca de 4 por cento de seu PIB no setor.

"O esforço que o Brasil tem que fazer para superar o atraso educacional tem que ser maior que a média."


Segundo o ministro, este "empreendimento educacional" já está em curso, mas os recursos do pré-sal "viabilizam a sustentabilidade deste plano". O governo mais que dobrará os aportes em educação de 2003 até o ano que vem.

Em termos nominais, o orçamento da pasta passará de 21 bilhões de reais para 48 bilhões de reais em 2009.


O PRÉ SAL É NOSSO E POR ISSO VAMOS LUTA PELA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS.

Bruno Júliio

Nenhum comentário: