quinta-feira, 15 de abril de 2010

José Serra desvia dinheiro de áreas estratégicas para "investir" em publicidade

Não por acaso São Paulo registrou aumento em praticamente todos os tipos de crimes em 2009.

O motivo? Imagine uma crise mundial somada ao Choque de "Jestão" Tucano, aquele que considera Educação, Saúde, Segurança e prevenção às enchentes como "Gastos" (e, portanto, retira verbas dessas áreas). Ao mesmo tempo, a propaganda de Serra no PiG(*), essa é considerada "Investimento".


Ou seja, em um momento de crise econômica, em que a população mais precisa do Estado, Serra retira dinheiro das áreas essenciais e faz propaganda.


E já que, ultimamente, a cada chuva a cidade de São Paulo pára e alaga; vejamos a tabela a seguir, que mostra a queda nos gastos do governo paulista na prevenção às enchentes e o aumento dos gastos com propaganda:


 Retirado do blog Os Amigos do Presidente Lula. Os números referentes a 2009 abrangem apenas o início do ano. Fonte: SIGEO/ Sistema de Gerenciamento da Execução Orçamentária do Estado de SP.


"Desde que Serra assumiu o cargo de Governador, os gastos com Combate às Enchentes sofreram cortes drásticos, enquanto os gastos com Publicidade e Propaganda, explodiram:




Desde o início de 2007 o governo tucano do estado de São Paulo gasta mais com propaganda do que com prevenção a enchentes."


Perguntará você: E os investimentos em Saúde, Educação e Segurança feitos pelo Governador de São Paulo José Serra?

E nós responderemos com um levantamento feito pela bancada petista na Assembléia Legislativa de São Paulo, comparando o orçamento destinado a essas áreas com o orçamento destinado à publicidade.

Com Serra, gastos de publicidade e propaganda triplicaram


 

 

Saúde, Educação e Segurança perderam espaço no orçamento de SP




Ambos levantamentos mostram queda no investimento público (alô! e você continua pagando impostos para o Governo do Estado) ao mesmo tempo em que se verifica um aumento exponencial do gasto com propaganda e publicidade.

Talvez, essa transferência de recursos públicos para a propaganda, especialmente propaganda na Imprensa, ajude a explicar a alta aprovação de Serra junto ao eleitorado paulista. Afinal, a Mídia não vai falar mal de quem lhe dá o "milhão nosso de cada dia". Ao mesmo tempo, ela, Mídia, faz o papel de colocar a culpa das mazelas em Lula e no PT. Alguém já viu a Imprensa criticar José Serra?

Cai metrô, cai viaduto do Roboanel, descobrem-se vendas de cargos na Polícia Civil paulista, corrupção no Detran paulista... Na Grande Impren$a, nada disso tem a ver com Serra. No máximo, a Imprensa mostra as "providências" que o "gestor competente" irá tomar para "resolver" a situação. Ou seja: Serra é mostrado como o salvador; aquele que, "embora não tenha nada a ver com o assunto", chega para resolver; e não como uma autoridade que tem responsabilidades sob o que ocorre em seu governo.

Com essa blindagem que Serra tem da Grande Impren$a, caso ele se torne presidente, o pior dos mundos se avizinhará: aquele aonde você é roubado e nem fica sabendo. O problema não é a incompetência e corrupção; mas sim a incompetência e corrupção com o apoio da Mídia - que será paga com o seu e o meu dinheiro, algo que, como se vê, já ocorre no governo do PSDB em São Paulo, com José Serra a frente.



(*) PiG é o Partido da impren$a Golpista.

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