segunda-feira, 26 de abril de 2010

Meio Ambiente

No dia 21 de abril, pelo terceiro ano consecutivo, cerca de sete mil pessoas se mobilizaram em prol do meio ambiente na Serra da Moeda, localizada em Brumadinho. O encontro reuniu ambientalistas, biólogos, membros de comunidades quilombolas, lideranças partidárias, cidadãos dos municípios de Brumadinho, Belo Vale, Belo Horizonte e Moeda, que, em um gesto simbólico, abraçaram a montanha vestindo camisas brancas e empunhando bandeiras contra a devastação e degradação ambiental.


Dentre os presentes estavam representantes da juventude peemedebista e o presidente estadual do núcleo Breno Carone. Ele, que também preside a agência do Circuito Veredas do Paraopeba, defendeu o engajamento da JPMDB nas causas ambientais: “Nesse ano, estamos protestando contra a ameaça de nova intervenção, devido à possibilidade de reativação da antiga Mineração Vista Alegre, apelidada de Serrinha, projeto que pode levar ao secamento do arquífero da região, comprometendo o abastecimento de água”.

Segundo organizadores, a área será a primeira a ser atingida com a atividade mineradora, o que causaria danos também à fauna, uma vez que lá existem espécies exclusivas, que nunca foram estudadas. A empresa Ferreous do Brasil visa implantar uma grande estrutura de exploração e transporte de minério na área preservada pelos moradores. Além dos danos ambientais, as comunidades quilombolas e agricultores familiares que vivem na região teriam suas vidas diretamente prejudicadas. A mobilização permanece e será realizada audiência pública com o objetivo de barrar as atividades mineiradoras.


FONTE:WWW.PMDBMG.ORG.BR

Nenhum comentário: