No dia 21 de abril, pelo terceiro ano consecutivo, cerca de sete mil pessoas se mobilizaram em prol do meio ambiente na Serra da Moeda, localizada em Brumadinho. O encontro reuniu ambientalistas, biólogos, membros de comunidades quilombolas, lideranças partidárias, cidadãos dos municípios de Brumadinho, Belo Vale, Belo Horizonte e Moeda, que, em um gesto simbólico, abraçaram a montanha vestindo camisas brancas e empunhando bandeiras contra a devastação e degradação ambiental.
Dentre os presentes estavam representantes da juventude peemedebista e o presidente estadual do núcleo Breno Carone. Ele, que também preside a agência do Circuito Veredas do Paraopeba, defendeu o engajamento da JPMDB nas causas ambientais: “Nesse ano, estamos protestando contra a ameaça de nova intervenção, devido à possibilidade de reativação da antiga Mineração Vista Alegre, apelidada de Serrinha, projeto que pode levar ao secamento do arquífero da região, comprometendo o abastecimento de água”.
Segundo organizadores, a área será a primeira a ser atingida com a atividade mineradora, o que causaria danos também à fauna, uma vez que lá existem espécies exclusivas, que nunca foram estudadas. A empresa Ferreous do Brasil visa implantar uma grande estrutura de exploração e transporte de minério na área preservada pelos moradores. Além dos danos ambientais, as comunidades quilombolas e agricultores familiares que vivem na região teriam suas vidas diretamente prejudicadas. A mobilização permanece e será realizada audiência pública com o objetivo de barrar as atividades mineiradoras.
FONTE:WWW.PMDBMG.ORG.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário