Artigos

JPMDB-BH e a Participação do Jovem

A política está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia. Praticamos a política ao tomarmos posturas diferenciadas em situações extremas, no trato com o próximo e ao tomarmos decisões. Portanto, não existe um ser apolítico, mas sim despolitizado.


Aqueles que reclamam da situação atual da política brasileira são, com certeza, grande parte dos que não usam o poder do voto para mudar o status quo. A cobrança e a participação são os mais eficientes meios para revolucionar e melhorar as futuras administrações.

Agora é a hora de mostrarmos nossa participação ativa, visto que não é permitida nenhuma forma de atração popular como os ‘showmícios’.

Pesquisas apontam que mais da metade da população não se interessa por política e/ou não costuma acompanhar o horário eleitoral. Tal descrédito pode ser remetido ao fato de muitos políticos não praticarem a representatividade, deixando de lado os interesses coletivos em nome dos individuais. Mas existe uma esperança: nós, jovens, podemos revolucionar e tentar transformar e renovar o meio político.

Como 2010 é um ano eleitoral, esse é o momento certo para mostrarmos a força e vitalidade do jovem, através de uma participação mais ativa e interessada. Vamos cumprir nosso papel e exercer a pressão da classe jovem sobre nossos representantes, dando opiniões, fazendo críticas e falando sobre as dificuldades que enfrentamos diariamente.
Por isso, convido a todos militantes, simpatizantes e amigos jovens para participarmos ativamente da construção do Plano de Governo do nosso pré-candidato ao governo de Minas Senador Hélio Costa. Envie para o e-mail participacao15@gmail.com sugestões de como podemos elaborar políticas públicas voltadas aos jovens. Sua colaboração é muito importante!

Bruno Júlio

Presidente do PMDB Jovem de Belo Horizonte 
 
 
Porque os estudantes de Belo Horizonte estão nas ruas defendendo o meio-passe?


Belo Horizonte é a única capital do país que não possui nenhum tipo de benefício aos estudantes no transporte público. Há mais de 30 anos a luta pela meia-passagem ocorre na nossa cidade. Cidades vizinhas como Nova Lima possui o passe para os estudantes poderem ir e vir para a escola.

Se a prefeitura der o meio-passe para os estudantes quem vai pagar?

Esse é o papel da prefeitura, com certeza não vai ser o trabalhador, o orçamento de Belo Horizonte é um dos maiores do país, no entanto a prefeitura argumenta que não tem condições de pagar a meia-passagem para os estudantes, um exemplo de que na verdade falta é vontade de fazer é a cidade do Rio de Janeiro, lá os estudantes tem acesso ao passe livre para poder ir para a escola, e outros espaços de formação da juventude.


Qual é a importância de se ter o meio-passe em Belo Horizonte?

Alguns dados afirmam que o terceiro maior gasto da família brasileira é o transporte, e em Belo Horizonte essa realidade não muda, cerca de 15% da população jovem de nossa cidade só vai ao centro uma vez por ano, por não ter condições de pagar uma passagem extremante absurda.

Bruno Júlio


 
Democracia é Participação

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro sempre enfatizou que " Democracia é Participação" e ,por isso o mesmo, o "Partido,instrumento da democracia,só é representativo quando a participação de seus integrantes é efetiva,cotidiana,total e sincera".
   Para que a Juventude estadual do PMDB seja verdadeiramente representativa,concluimos que ela deve ser participativa ou seja todos aqueles que são PMDB,que lutam e defendem a história democrática do PMDB,devem ter o direito de votar e escolher aqueles que eles querem que os representem na Juventude do PMDB.
   Esse Ano de 2010 será um ano muito Importante para o PMDB,pois será o ano em que todos os militantes e jovens do partido irão lutar pela eleição do Nosso Ministro Hélio Costa,e será muito importante para o PMDB,a participação maciça de todos os jovens filiados do Partido.
  E como iremos impulsionar os jovens a participarem efetivamente da Luta rumo ao Palácio da Liberdade?
  Para impulsionarmos esses jovens devemos valorizá-los, e como primeiro passo para a  valorização desses jovens devemos abrir as portas da JPMDB para que todos os filiados,possam votar e escolher democráticamente a nova executiva.
   Visando principalmente a valorização de todos os jovens do PMDB em Minas Gerais, devemos lutar pelo voto direto para executiva estadual do PMDB,então valorizamos a opinião de todos que querem votar em seus representates dentro do PMDB.
  A JPMDB-BH defende a participação de todos os Jovens.
"VOTO DIRETO É JOVEM VALORIZADO".

Bruno Júlio
Presidente JPMDB-BH 



 
O ano de 2010 será um ano muito especial para juventude,porque será o pleite onde terá a maior participacao Jovem dos últimos anos,por isso vários candidatos estao focando nos jovens e tornando bases eleitorais.
Mais a repeticao do Mais do mesmo, a mordomia dos parlamentares,a corrupçao e falta de descaso com a populacao,causam o Afastamento do eleitor Jovem.
  Recentemente pesquisas feitas em várias partes do Brasil mostram a juventude com necessidades diferenciadas das comuns, hoje as principais aspiracoes dos jovens sao, o primeiro emprego,a formacao profissional e a casa própria. A maior parte da populacao carcerária do Brasil sao compostos por Jovens.Atualmente apenas 7,8 % das vagas de empregos foram preenchidas por Jovens,há um crecimento da evasao escolar, a repetencia se tornou comum e nao mais um excecao vergonhosa,o crescimento desenfreados do consumo de drogas entre os Jovens,o grande número de Jovens contaminados com  DST's.
  E com todos esses problemas que atingem a populacao Jovem, existi um grande descaso dos Jovens pelos Políticos.
  Mas se os "políticos" forem jovens, conhecedores dos dilemas juvenis? Se tiverem propostas para a juventude conhecendo o que é sê-la? Merecem credibilidade da juventude? Qual é o extremo do "protagonismo juvenil" na democracia?


1-A Juventude deve ser levada mais a sério pelos Nossos governantes, valorizar a importancia do Joven no crescimento economico e democrático no estado.O aprefundamento e a aplicacao das politicas públicas de Juventude.
2-O incentivo social e financeiro do Governo a o ingresso dos Jovens na universidade,bucando o crescimento academico.
3-O incentivo tributário a empresas que gerarem empregos a jovens.
5-A criacao de cota especifica para Jovens nas empresas,contribuindo para a insercao dos Jovens no mercado de trabalho,mais favorecendo as empresas que gerarem essas vagas com a diminuicao dos impostos.
6-A facilitacao do acesso aos créditos estudantis para entrarem nas universidades.
7-Cursos técnicos gratuitos especificos para a formacao de Jovens visando o primeiro emprego,a capacitacao profissional e o acesso ao mercado de Trabalho.
8-A criacao de créditos especificos para a compra de casas próprias para Jovens trabalhadores.


Chegou a Hora dos Jovens ocuparem espaco no Crescimento do Brasil, e contribuirem para a consolidacao da Democracia,por isso voce que é Jovem,ocupe seu espaço que é de direito e vamos lutar juntos pela a valorizacao dos Jovens estudantes e Trabalhadores em nosso país.

Bruno Júlio
Presidente da JPMDB-BH



Em Defesa do Meio Passe em BH.

Essa falta de comprometimento com os estudantes já vem se estendendo a vários anos,Belo Horizonte além de ter uma dos maiores valores de passagem do Brasil,também é a única capital brasileira que o estudante não tem nenhum benefício no transporte público.Porém as empresas de ônibus arrecadam diariamente 6,9 milhões de reais somente na capital.

O atual Prefeito Márcio Lacerda (PSB), seguindo a mesma linha de atuação de antiga gestão,aumentando as passagens abusivamente, e dando luxo a apenas sete famílias(donas das empresas de transporte), e também seguindo os mesmos métodos, atender os interesses de quem paga mais,ou seja, os empresários. O prefeito também exclamou para os quatro cantos de BH, que não irá conceder o benefício da meia passagem para os estudantes.

Mais nós não desisitimos vamos a luta, eu juntamente com a UMES-BH estamos organizando comitês de luta contra o aumento das passagens e pelo meio passe. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM,FAÇA VALER SEU DIREITO.
  

Bruno Júlio