quinta-feira, 15 de abril de 2010

21 de abril

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) assinalou, nesta terça-feira (13), a simbologia do dia 21 de abril para os brasileiros, por lembrar "o grito de independência dos inconfidentes, sufocado pela Coroa Portuguesa", e ter sido, também, o dia escolhido pelo presidente Juscelino Kubitschek para a inauguração de Brasília e "de um novo tempo".


Ao discursar durante a homenagem prestada pelo Senado Federal aos 50 anos de fundação de Brasília e ao inconfidente Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes - morto há 218 anos, Hélio Costa lembrou um episódio - que considerou "absolutamente sublime" - ocorrido em Nova York, em 1972/73, quando atuava como jornalista e o presidente era um exilado. O senador revelou que mantinha encontros quase semanais com Juscelino e, certa vez, testemunhou o que significava o presidente quando o acompanhou a um restaurante e o viu ser aplaudido de pé pelas pessoas presentes.
- Nos meus anos todos como jornalista cobrindo acontecimentos da maior importância no mundo inteiro, tendo tido contato com personalidades de todos os cantos do planeta, eu nunca tive um momento de maior emoção do que o que vivi naquele instante em Nova York. Todos nós que estávamos à mesa com ele ficamos com a pele arrepiada, como se diz, de tanta emoção - afirmou.

Hélio Costa reassumiu sua cadeira no Senado na semana passada, depois de quatro anos ocupando o cargo de ministro das Comunicações.



Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Foto: J. Freitas

Nenhum comentário: