quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O GOVERNO DO PMDB NO MARANHÃO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro tem uma história de lutas e conquistas que se confunde com a história do povo brasileiro e dos maranhenses, pois, a história recente revela que foi o PMDB um dos principais movimentos responsáveis pela democracia e pela participação popular no país. No Maranhão, com a Governadora Roseana Sarney (PMDB), a juventude vive um momento ímpar na sua história, através do grande crescimento que o nosso Estado tem experimentado, na criação de novos empregos, no crescimento econômico e na qualificação da juventude. Um novo momento jamais percebido pelos jovens maranhenses.
 
Com o governo do PMDB no Maranhão, do qual a juventude tem tido uma participação decisiva, o Estado passa por um período de grandes avanços na sua história. Através do planejamento e de investimento em infraestrutura, iniciamos uma nova era de desenvolvimento, criando as condições para receber investimentos estimados em mais de R$ 100 bilhões, entre públicos e privados, nos próximos cinco anos. Refinaria, siderúrgicas, fábricas, usinas, mineração, portos, estradas e obras na construção civil, propiciarão a abertura de novas oportunidades aos jovens maranhenses com a geração de empregos, distribuição de renda e a melhor qualidade de vida para população.
 
A partir desta constatação, o Governo do Estado elaborou o Programa Integrado de Educação Profissional do Maranhão – Maranhão Profissional que tem como objetivo promover a formação profissional da juventude maranhense para garantir o seu acesso às oportunidades de emprego e renda advindos dos empreendimentos em implantação no Estado. Por meio do Programa, o Governo do Maranhão coordena, através de ações integradas do poder público estadual com a iniciativa privada e as instituições de ensino públicas e privadas, a formação profissional de milhares de jovens para atender uma demanda de 200 mil novas vagas de empregos.
 
Dessa forma, venceremos o grande desafio que é ter no mercado maranhense mão de obra qualificada para atender a demanda de empregos gerada pelos novos empreendimentos em nosso Estado.
 
Na geração de emprego, a Governadora Roseana Sarney (PMDB) criou ainda o programa de estágio Viva Meu Primeiro Emprego, uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão que se destina a jovens e adultos, dos 18 aos 30 anos, que não possuam vínculo empregatício de qualquer natureza em órgãos e/ou em entidades públicas e privadas e estejam matriculados nos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelas Instituições de Ensino Parceiras do Programa Maranhão Profissional. Durante o estágio, os alunos recebem bolsa-estágio no valor de R$ 622,00, por período previamente estipulado e terá duração prevista no projeto pedagógico. Ao final do estágio, os alunos recebem um certificado de QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, atestando experiência na área de formação do curso e do estágio e ainda tem maior oportunidade de ser efetivado na empresa onde estagiou.
 
Em parceria com o Governo Federal, a partir de Março desse ano vamos lançar o Programa Estação Juventude, projeto já aprovado pela Secretaria Nacional de Juventude que visa promover a inclusão e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso às políticas públicas por meio destes equipamentos públicos. A Estação Juventude oferecerá informações sobre programas e ações para os jovens, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de construir as suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação. O projeto será realizado nos municípios com maior incidência de violência contra a juventude negra.
 
São ações jamais experimentadas pelos jovens maranhenses. Além de citar, claro, a reforma completa realizada no Estádio Castelão – um grande investimento na área do esporte maranhense, além do apoio permanente aos grupos folclóricos e culturais que faz do nosso Estado um dos mais ricos em manifestação cultural do país durante todo ano.
 
Como instrumento importante da participação dos movimentos sociais e da juventude no planejamento e nas ações do Poder Público, a Governadora Roseana Sarney (PMDB) determinou a realização de cinco grande Conferências Regionais de Juventude nas principais Macro Regiões do Estado, outras quatro Conferencias Territoriais também foram realizadas no objetivo de manter um canal com jovens quilombolas e ribeirinhos. Um processo que culminou numa grande e participativa Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude que debateu a temática voltada para os jovens maranhenses colaborando, decisivamente, para a elaboração do Plano Estadual de Juventude.
 
Seguindo essa diretriz, estabelecemos uma permanente parceria indispensável entre o Governo e a sociedade civil, mantendo o Conselho Estadual de Juventude – órgão responsável por formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude.
 
Temos avançado bastante e, cada momento, resgatado a esperança de milhares de jovens no Maranhão. Precisamos avançar ainda mais e, estamos a todo o momento imbuído dessa tarefa de construir o Maranhão com novos horizontes para a juventude, através de um governo preocupado com sua gente e que busca o bem estar, por meio da construção de alternativas criativas, coletivas e que aprofundem a conquista e ampliação dos direitos da juventude e de toda a sociedade.
 
Viva a Juventude, ao PMDB e ao Maranhão!

*Assis Filho é Secretário-Adjunto de Juventude do Governo do Maranhão, membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), Presidente da Juventude do PMDB/MA, foi Vereador e membro do Conselho Estadual de Juventude.

Nenhum comentário: