terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Na Luta por 10 a educação é 100!


Bruno Júlio*

Na última semana a Presidenta Dilma Rousseff vetou parcialmente o Projeto de Lei aprovado pelo congresso que modificava a distribuição dos royalties do petróleo, decidindo assim que 100% dos royalties dos futuros contratos de exploração serão investidos em educação. Esta semana será enviada ao congresso uma Medida Provisória com as alterações.
Além dos 100% dos royalties do petróleo, com a mudança 50% do fundo social do Pré-Sal também serão revertidos para investimentos na educação.
Nós da Juventude do PMDB, ficamos felizes porque com essas mudanças algumas de nossas bandeiras foram alcançadas, temos a certeza que a educação é ponte para o futuro, e mecanismo de desenvolvimento para os brasileiros, e tendo o petróleo e o Pré-sal como fonte de riqueza, nada seria mais justo do que investir na educação e no desenvolvimento dos brasileiros, deixando assim um legado de transformação para as próximas gerações. A Vitória da Educação brasileira deve-se a todo coletivo educacional do país, mas devemos render graças principalmente a União Nacional dos Estudantes (UNE), que sempre lutou para que as riquezas naturais seja fonte de desenvolvimento para o nosso país, há 60 anos a UNE estava nas ruas com a campanha “O Petróleo é nosso”, a luta da UNE não foi fácil, mas foi gratificante e compensatória. O primeiro compromisso da Presidenta Dilma com os 100% dos Royalties para a educação foi em Reunião com a UNE e a UBES no dia 22 de agosto, e assumiu compromisso com os estudantes Brasileiros perante dirigentes das entidades estudantis, outro grande passo para a vitória veio no dia 26 de agosto quando a UNE promove a Marcha dos Estudantes em Brasília, ocupando o congresso e garantindo a aprovação de 10% do PIB pra educação, nos meses seguintes a UNE, promoveu jornada de lutas em prol dos 100% dos royalties, vários tuitaços com a intenção de pressionar nossos governantes e mostrar a força dos estudantes, como diz nosso Presidente da UNE Daniel Iliescu, nada cai do céu, e essa vitória é de todo o movimento estudantil, essa geração de lutadores e sonhadores que nas ruas, aprovou os 100% dos royalties e 50% do fundo social do pré-sal para a educação será a mesma que não descansará e continuará na luta para aprovar os 10% do PIB pra educação, transformando o Brasil e fazendo uma revolução silenciosa através das escolas e universidades, elevando o país a outro patamar, a essa geração que marcou uma época com vitórias que se arrastarão durante décadas. O MDB estudantil e a JPMDB tiveram participação efetiva em todas as etapas que culminaram no dia da aprovação e agora da decisão da presidenta Dilma, desde a ocupação do congresso até pressão junto aos parlamentares do PMDB a nosso vice Presidente Michel Temer, que de maneira muito positiva garantiu total apoio a educação brasileira. Os próximos passos serão decisivos para a consolidação da nossa vitória, pressionar nosso parlamentares na votação da MP que irá para o congresso com as alterações e depois no senado com o Plano Nacional de Educação e aprovar os 10% do PIB para a educação. Se o presente é de luta o futuro nos pertence, vamos às ruas e ao congresso lutar pela educação de qualidade, para nosso Brasil mudar. Saudações Peemedebistas.

*Bruno Júlio, Diretor Executivo de Universidades Pagas da União Nacional dos Estudantes, coordenador Nacional do MDB Estudantil/ JPMDB Brasil e Estudante de Direito da PUC- Minas.

Nenhum comentário: