sexta-feira, 19 de março de 2010

Novo reitor da UFMG quer criar 15 mil vagas

Professor Clélio Campolina Diniz pretende ampliar vagas para 50 mil. Rocksane de Carvalho Norton assumiu a vice-reitoria


Com a meta de ampliar para 50 mil os atuais 35 mil alunos, além de assegurar a continuidade do processo de melhoramento e caráter social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Clélio Campolina Diniz, 67 anos, foi empossado como reitor da instituição para os próximos quatro anos. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (18), em Brasília, com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad. A transmissão oficial do cargo acontece às 18 horas do próximo dia 22, no auditório da Reitoria da UFMG.


O futuro reitor é engenheiro, mestre e doutor em Economia e professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas (Face-UFMG) e pesquisador do Cedeplar. Campolina foi diretor do Departamento de Economia e diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).
A professora Rocksane de Carvalho Norton, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e ex-presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), assumiu a vice-reitoria.
Em rápida entrevista por telefone, antes de ser empossado, o novo reitor afirmou que o maior desafio é dar continuidade ao processo que vem sendo desenvolvido nos 82 anos de existência da universidade. “Não queremos reinventar a universidade, e sim, dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado ao longo de sua história”, disse.
Diniz acredita que, durante sua gestão, a UFMG deverá consolidar os novos cursos implantados no ano passado, manter o sistema de bônus no vestibular, instituído em 2009 e que será avaliado pelo Conselho Universitário, além de ampliar o número de alunos, hoje em 35 mil, para 50 mil.

Nenhum comentário: