terça-feira, 28 de junho de 2011

MDB ESTUDANTIL E O 42 º CONGRESSO DA UEE-MG



Em sua 42ª edição, o Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) aconteceu, este ano, na cidade de Divinópolis entre os dias 23 e 26 de junho, na Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Dona Lindu. Estiveram presentes inúmeros estudantes de todo o Estado, debatendo principalmente a respeito da estadualização da UEMG e do Fundo Social do Minério, para que parte de seus recursos sejam destinados à educação. Durante o encontro, foi realizada também a eleição para a nova diretoria da UEE-MG.
Na sexta-feira, dia 24, o primeiro painel debateu a respeito da “Democratização do ensino superior: novo perfil da universidade e a entrada no mundo de trabalho”. No período da tarde, aconteceram os grupos de debate:  Democratização dos meios de comunicação; Movimento estudantil e Redes Sociais, Esporte, Cultura, Combate ao machismo e Combate ao racismo. À noite, foi realizada uma atividade cultural entre os estudantes.
No dia 25, o primeiro painel abordou o tema “Porque Minas tem que ter o Fundo Social do Minério” e durante a tarde, os grupos de debateram sobre os temas: Universidades Estaduais: Qual estadualização que queremos?,  Políticas Públicas de Permanência: Assistência Estudantil como PPJ`s, Universidade Privadas: Lançamento da Jornada de Lutas – Sinpro/MG, UEE, Ciencia & Tecnologia e Reforma Política: Há espaço para a juventude?
Já o segundo painel debateu sobre o tópico “II Conferencia Nacional de Juventude: “Conquistar direitos para desenvolver o Brasil!”. No encerramento foi realizada uma festa junina entre os estudantes presentes.
No domingo, dia 26 de junho, ocorreu o Ato político “Das minas de ouro às Montanhas gerais, o minério de Minas fazendo revolução no mundo”, que contou com a participação de várias autoridades municipais e estaduais. No decorrer da tarde foi instaurada a plenária final, aprovando as propostas dos estudantes e o plano de ação da entidade para a próxima gestão.
De acordo com Bruno Júlio, coordenador do MDB Estudantil e da Chapa “Presente de Luta que Me faz Sonhar”, composta pelo MDB Estudantil, UJS, PT Kizomba, PT Mudança, o movimento participou, este ano, com uma das maiores bancadas da história da juventude em Minas Gerais. “Estamos com um número três vezes maior do que o último congresso, lutando pelo resgate da identidade do movimento estudantil do Estado. A nossa chapa saiu vitoriosa porque soube identificar quais são as reais necessidades dos estudantes”, e com grande participação com número de estudantes delegados o MDB Estudantil conseguiu ocupar uma vaga importante na executida da entidade",  conclui.

Nenhum comentário: