sexta-feira, 14 de maio de 2010

IBGE aponta melhoras significativas para jovens brasileiros

Mais de 88% das cidades brasileiras possuem políticas ou ações para crianças e adolescentes. As políticas mais frequentes para essa faixa etária são o combate ao trabalho infantil (3,2 mil municípios); lazer (3,1 mil); atendimento à criança e ao adolescente com deficiência (2,7 mil) e combate à exploração sexual (2,2 mil).


Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE. De acordo com o estudo, esses são os melhores resultados, desde que a pesquisa foi criada, em 1999.

Conselhos tutelares - Na última década, houve uma verdadeira revolução na criação de conselhos tutelares e de direitos da criança e do adolescente. Em 1999, pouco mais que a metade (55%) das cidades brasileiras tinham Conselhos Tutelares e 71% Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente. Em 2009, os percentuais chegaram, respectivamente, a 98,3% e 91,4%.


Primeiro emprego - Outro dado a ser comemorado é que mais de 1,6 mil cidades brasileiras têm políticas de estímulo ao primeiro emprego de jovens e adolescentes. Em outros 1,7 mil municípios, existem programas e ações de geração de trabalho e renda para essa faixa etária.

Jovens prefeitos - Entre os 5.565 municípios pesquisados, só 26 tem prefeitos na faixa etária dos 18 aos 25 anos. Entre esses, 21 são homens e cinco são mulheres. Vamos lá galera! Vamos se candidatar e promover uma renovação na política brasileira!

Nenhum comentário: