quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Detectores de metais podem ser obrigatórios em escolas

O Projeto de Lei 421/09, de autoria do vereador Cabo Júlio (PMDB), foi aprovado em 1º turno na última reunião plenária, realizada no dia 19 de outubro. O PL torna obrigatória a instalação de portais detectores de metais nas escolas da rede pública municipal com mais de 500 alunos.


De acordo como o texto, todas as pessoas que entrarem nas escolas estarão condicionadas à passagem no detector de metais e, caso haja alguma suspeita, haverá inspeção de seus pertences.

O vereador justifica a necessidade da medida em razão do aumento dos casos de violência armada nas escolas públicas e de crimes praticados por menores de idade. “Em algumas regiões, as escolas estão virando até pontos de comercialização de drogas e quem sofre com isso é a própria comunidade escolar”, afirma Cabo Júlio.

O parlamentar acredita que a instalação de detectores de metais vai contribuir para coibir a entrada de armas nas escolas. Segundo Cabo Júlio, experiências de programas de segurança contra violência pessoal e patrimonial indicam que os detectores de metais, junto com a inspeção dos pertences, são eficazes no combate a atividades criminosas.

Nenhum comentário: