segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROUNI do Médico: uma proposta para a educação e a saúde

A ideia surpreende pela sua abrangência: abarca a educação e a saúde. Promove inclusão social e estimula a necessária interiorização dos médicos pelo estado. É o “PROUNI do médico”, proposta de Hélio Costa e Patrus Ananias.
Funciona assim: da mesma forma como o ProUni, o Governo Estadual concederia algumas bolsas para estudantes carentes ingressarem na universidade para cursar medicina. Mas estes estudantes deverão assumir o compromisso de, após formarem-se, trabalharem algum tempo em uma cidade interior de Minas Gerais.
São ideias assim, pautadas na questão social, que podem fazer Minas Gerais avançar. Não nos esqueçamos que grande parte dos deputados do PSDB foram contra o PROUNI. O DEM foi mais além e protocolou uma ação de inconstitucionalidade contra o PROUNI. Se dependesse desses partidos, o PROUNI não existiria como política que permite jovens carentes chegar à universidade.
Se os tucanos combatem as políticas sociais e educacionais, também não dão atenção à saúde. Em Minas Gerais, por exemplo, o Governo Estadual não investe diretamente os 12% que a Emenda 29 determina para a saúde. Dizem que o fazem de forma indireta, através do investimento em saneamento. Mas enquanto não investem o quadro é caótico: faltam médicos no interior e os hospitais regionais que deveriam ser responsabilidade do Estado são mantidos majoritariamente por municípios.
Mudar toda essa realidade é uma opção. É o Governador que definem as prioridades. Para Hélio Costa e Patrus Ananias, investir em saúde e educação é muito mais importante do que construir centros administrativos farônicos. O “PROUNI do Médico” vem nessa linha.
FONTE:Juventude Por Minas

Nenhum comentário: