segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Duelo na Web: situação em Minas não é motivo de risada

O lado de lá bem que tentou criar uma Minas Gerais ilusória. Mas a juventude real, que vive o cotidiano de Minas Gerais, se impôs no debate com muita politização. Representados por Wallison Brandão, do PT, e Willy Dieguez, do PMDB, a juventude que apoia Hélio e Patrus levantou com afinco os problemas da educação, saúde, políticas públicas, justiça e dos investimentos em nosso estado.
Duelo na Web começou com uma polêmica intransigência da turma do PSDB. As cerca de 60 pessoas que adentraram o auditório não preencheram nem metade dos lugares. Ao mesmo tempo, mais de 30 jovens foram impedidos de entrar, sob alegação de que uma cláusula do acordo do debate determinava que somente poderiam estar presentes no plenário estudantes da Faculdade de Direito da UFMG e mais um número limitado de apoiadores das coligações previamente indicados.
Até mesmo estudantes de outras unidades da UFMG foram barrados. O bom senso pedido pela coligação Todos Juntos por Minas não prevaleceu e os tucaninhos demonstraram que a falta de apreço pela democracia é praticada por eles desde cedo. Em resumo: a proposta do debate, que era pautada na democratização da audiência e no uso do ambiente virtual para que mais pessoas pudessem acompanhar, acabou manchada por uma regra que selecionou o público presente.
O debate começou com 40 minutos de atraso por conta da confusão. Gabriel Palhares, o representante do PSDB, tentou a todo momento desrespeitar com piadinhas infames a juventude que apoia Hélio Costa. Não conseguiu: a situação de Minas Gerais não é digna de piadas e risadas. É digna sim de preocupação e compromisso social.
Wallison e Willy confrontaram dois projetos distintos: o representado por Lula, Dilma, Hélio e Patrus contra o que defende Anastasia e Serra. Lembraram que novas universidades federais foram criadas em Minas Gerais enquanto o Governo Estadual não investe na UEMG e na Unimontes. Chamaram atenção para a ausência de programas sociais em nosso estado e compararam com as iniciativas do presidente Lula. E questionaram porque o PSDB mineiro faz tanto esforço para esconder o Serra.
Ressaltaram também que o descaso contra a educação é mais uma vez simbolizado com obaixo salário que Anastasia paga aos professores, menor inclusive do que está sendo pago a cabos eleitorais profissionalizados. Wallison chamou atenção para o fato de que os adversários mudam de discursos conforme a conveniência: assim, o DEM e alguns parlamentares do PSDB que chegaram a entrar com ação de inconstitucionalidade contra o ProUni, de repente passaram a ter uma opinião “reciclada”.
No que diz respeito à saúde, Gabriel tentou fazer crer que os investimentos são fantásticos, mas Wallison alertou que a maioria dos hospitais regionais, que deveriam ser responsabilidade do estado, sobrevivem graças aos recursos dos municípios. O Centro Acadêmico Afonso Pena (CAAP), mediador do debate, questionou as duas juventudes sobre propostas para o âmbito judiciário. O quadro de maravilhas foi pintado mais uma vez por Gabriel e demontado por Willy, que lembrou as greves dos defensores públicos de Minas Gerais deflagradas em 2004 e no final do ano passado.
Wallison e Willy lembraram ainda o caráter de Hélio Costa que esteve com o Governo Lula desde o primeiro dia de Governo. Entrou em todas a principais disputas, defendendo o ProUni, a CPMF, o fortalecimento da Petrobrás, os programas sociais e diversas outros projetos que receberam a oposição do DEM e do PSDB. Mesmo durante os momentos mais difíceis, quando muitos não hesitaram em abandonar Lula, ele sempre confirmou seu apoio, provando ser um aliado comprometido e não fisiológico.
Gabriel ainda tentou fazer uma crítica sobre os Correios, que logo caiu no vazio. Afinal, quem é o PSDB pra falar de empresa estatal? Quem é o PSDB pra falar de Petrobrás, Eletrobrás, EBC, Correios, etc? É esse mesmo PSDB que desarticulou todas as estatais e agora tem inveja porque vê a Petrobrás, a Eletrobrás, a EBC e os Correios fortalecidos, prestando serviços de forma eficiente. É esse mesmo PSDB que, em Minas Gerais, usa a estatal Cemig para onerar a população, cobrando a conta de luz mais alta do país e incidindo sobre ela o ICMS mais absurdo do país.

Nenhum comentário: