sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Kit escolar ecologicamente correto é novidade na volta às aulas

As escolas e Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) da Prefeitura de Belo Horizonte já estão recebendo o Kit Escolar 2011, que será entregue aos estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação na volta às aulas, que acontece no dia 2 de fevereiro. Foram investidos R$ 11 milhões na aquisição de 229 mil kits, que trazem itens produzidos com material reciclado. Para o gerente de Recursos Materiais da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Evandro Fagundes, essa ação é um avanço na educação socioambiental do município. “A aquisição de um kit ecologicamente correto complementa os trabalhos de conscientização e dos projetos de preservação ambiental, que são desenvolvidos em nossas escolas”, contou.

De acordo com Evandro, a Smed faz a sua parte e mostra que a preocupação com o meio ambiente vai muito além do discurso escolar, está nas práticas de nossas instituições e também da secretaria. “O kit ficou tão bonito que o nosso funcionário Mauro Leite resolveu montar uma exposição no hall da secretaria, no bairro Santo Antônio, para que todos possam conhecer”, disse.
O gerente enfatiza que, neste ano, o kit visa também mostrar que o uso da matéria prima reciclada na confecção de material escolar é comprovadamente possível e educativo. O material impresso nos cadernos e agendas trazem o selo de certificação Forest Stewardship Council (FSC), garantia de que a matéria prima utilizada tem origem em uma floresta manejada de forma ecologicamente correta, socialmente adequada e economicamente viável. “Os lápis são feitos a partir das aparas de embalagens de iogurte, as canetas de embalagens Tetra Pak e esquadros e réguas são de garrafas pet. Isso mostra aos estudantes, professores e famílias que a reciclagem pode e deve estar presente em nosso dia a dia”, explicou.

Kit escolar
Os kits escolares contendo mochilas, cadernos, lápis, borrachas, agendas, livros de literatura e brinquedos pedagógicos, entre outros, são entregues também às crianças das instituições conveniadas à Prefeitura. Para contemplar as diferentes faixas etárias, são preparadas seis versões de kits escolares – para os três ciclos do ensino fundamental, educação infantil de zero a três anos e de três a seis anos e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A entrega é feita diretamente pelas escolas aos alunos ou aos responsáveis pelas crianças menores. A partir do segundo semestre deste ano, a PBH irá fornecer e padronizar os uniformes das escolas municipais. Estudantes da educação infantil e do ensino fundamental irão adquirir o seu kit de uniforme, contendo agasalho completo, bermuda, camiseta e tênis. O material do kit escolar está em exposição, até o início do ano letivo, no hall da Secretaria Municipal de Educação (rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio).

Educação de qualidade
Em 2011, as ações da Prefeitura se voltam ainda mais para a garantia de uma educação de qualidade a todos os estudantes. Além de investir na infraestrutura dos prédios escolares e na formação continuada dos profissionais da educação, a Prefeitura intensifica o diálogo com as famílias, em uma ação transparente do acompanhamento do desempenho dos alunos e da frequência escolar. Para tanto, além do boletim escolar, que a família recebe trimestralmente, a Prefeitura já disponibiliza via internet o acesso às informações sobre o desempenho das suas escolas e estudantes nas avaliações externas, através do endereço www.portalpbh.gov.br, no link Avalia-BH, que pode ser visto por toda população. Os responsáveis recebem da escola senha e login para acessar o resultado individual do estudante.
As novidades da educação municipal não param por aí. As escolas da PBH oferecerão, além do reforço escolar e do acompanhamento individualizado dos alunos do ensino fundamental, os estudos intensivos, o programa de aceleração dos estudos, as atividades das escolas integradas e muito mais para garantir a aprendizagem de seus estudantes.

FONTE:PBH

Nenhum comentário: