sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Renan destaca importância da juventude em políticas públicas

Maceió (AL) - O presidente estadual do PMDB em Alagoas, senador Renan Calheiros, destacou, nesta segunda-feira, 26, a importância de se investir em políticas públicas voltadas para a juventude e, acima de tudo, de se discutir, conjuntamente, os interesses de Alagoas. Renan participou de evento que comemorou o primeiro ano da implantação da JPMDB (Juventude do PMDB) no Estado, a convite da presidente, a prefeita de Piranhas, Mellina Freitas, e que também serviu para fazer uma avaliação do partido, após as eleições.

 

Estiveram representados nove dos 15 núcleos que foram implantados em Alagoas durante este primeiro ano de existência do segmento jovem. Mellina fez um relato das realizações da JPMDB, destacando a presença de mais de 400 jovens que participaram do Polo Sertão da Juventude do PMDB, que aconteceu na cidade de Piranhas, além da filiação de mais de três mil jovens na JPMDB. “Estamos mostrando para a nossa juventude a importância do trabalho do PMDB no Estado, como o maior partido do País e a principal sigla de sustentação no governo da presidente Dilma. Nesse espaço de tempo, qualificamos nossos jovens, através dos cursos de formação política da Fundação Ulysses Guimarães”, destacou.

 

Mellina enalteceu o trabalho de todos os representantes dos núcleos e, em especial, ao desempenho deWellington Magalhães, presidente da JPMDB de Arapiraca, segundo ela, um modelo de gestão a ser seguido por todos os municípios alagoanos. Também enalteceu o apoio do prefeito Luciano Barbosa e, principalmente, do senador Renan Calheiros. “O senador Renan sempre me deu liberdade para implantar nossos projetos e o sucesso alcançado pela Juventude do PMDB é um reflexo direto da sua postura diante do partido”, avaliou.

 

A presidente ainda discorreu sobre as convenções e eventos onde a JPMDB de Alagoas teve oportunidade de participar e, entre as solicitações feitas ao senador Renan Calheiros, pediu atenção especial na aprovação do Estatuto da Juventude, já aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, seguindo parecer do relator, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

 

“Vou assumir todos os compromissos aqui solicitados e, em especial, ao de apressar a votação do Estatuto do Adolescente. A Juventude do PMDB é um exemplo, cresceu muito, mas vai crescer muito mais. O Brasil tem que investir mais na educação; temos que qualificar ainda mais nossos jovens; avançar com a interiorização do ensino universitário; tentar aprovar projeto de minha autoria que prevê que jovens paguem o financiamento do Fies, programa de financiamento estudantil, através de prestação de serviços”, disse o senador.

 

O projeto prevê o abatimento de 1% do saldo devedor consolidado por mês de participação em programa de qualificação. Renan pediu aos presentes à reunião, que aconteceu na sede do PMDB, em Maceió, que continuem colaborando, da mesma maneira como fizeram até agora. “Temos que continuar conectados, é muito importante investirmos na infraestrutura da nossa Juventude, como também no PMDB Mulher; temos que avançar em todos os municípios, a exemplo de Arapiraca e, a partir do próximo ano, discutir políticas públicas e, acima de tudo, os interesses de Alagoas. Vamos aproximar nossos calendários e democratizar o partido”, avaliou.

 

O senador confirmou a realização de encontros do PMDB em cinco municípios no primeiro semestre de 2013, juntamente com partidos coligados, “para discutirmos Alagoas, as propostas para o nosso Estado, com a responsabilidade de sermos o maior partido do País e estruturar a Juventude do PMDB para disputar todos os cargos disponibilizados nas próximas eleições”, acrescentou.

 

Renan avaliou como “muito positiva” a atuação do PMDB nas últimas eleições deste ano. “Elegemos 25 prefeitos e tivemos o maior índice de reeleição do País. Isso é muito importante, para termos um diagnóstico de Alagoas em mãos”, analisou. Confirmou para 22 de fevereiro de 2013 a realização conjunta do Congresso Estadual da JPMDB e do PMDB Mulher, em local a ser definido futuramente.

Antônio Júlio é eleito presidente do CISPARÁ por aclamação

Prefeito de Pará de Minas comandará consórcio de saúde que envolve 12 municípios, 230 mil habitantes e 3 mil atendimentos mensais.

Por aclamação, o prefeito Antônio Júlio (PMDB) foi eleito presidente do Conselho de Prefeitos do Cispará – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Rio Pará, para mandato de um ano. A eleição, realizada na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira, 6, contou com a participação de prefeitos e secretários de saúde dos municípios que congregam o Consórcio. Foram escolhidos também o Conselho Curador e o Conselho Fiscal do Cispará. A eleição da nova diretoria do Consórcio foi conduzida por Mário Reis Filgueiras, ex-prefeito de Papagaios, que deixou o cargo.


Destacando a importância da união dos municípios para a solução dos problemas que afetam a saúde pública, Antônio Júlio comprometeu-se a trabalhar para o fortalecimento do Cispará. “Com uma gestão responsável e a participação de todos os prefeitos, podemos enfrentar juntos os desafios da área da saúde”, afirmou. Ele ressaltou ainda que existem fontes de recursos para o setor e que o trabalho para captá-los tem maiores chances de sucesso se for realizado em parceria. “Através do Cispará, potencializamos a nossa capacidade de atendimento, ampliamos a eficiência e a oferta de serviços para a população”, explicou o prefeito, que toma posse no próximo dia 14 de fevereiro.

De acordo com a eleição, assim ficaram compostos:


Conselho de Prefeitos:

· Presidente: Antônio Júlio de Faria – prefeito de Pará de Minas

· Vice-presidente: Marcos Eugênio Sanches Martins - prefeito de São José da Varginha


Conselho Curador:

- Presidente: Waldemar Bicalho Campos – secretário municipal de saúde de Pitangui

- Vice-presidente: Cleber de Faria Silva – secretário municipal de saúde de Pará de Minas

- Secretário: Francisco Saulo Martins – secretário municipal de saúde de Pequi


Conselho Fiscal:

- Fábio Alves Costa Fonseca – prefeito de Igaratinga

- Heberth Fernando Martins Oliveira – prefeito de Florestal

- Flávio Lúcio da Silva Caires – secretário municipal de saúde de Onça de Pitangui

- João Gomes Dutra Filho – secretário municipal de saúde de Leandro Ferreira


Histórico


O Cispará foi criado em 5 de junho de 1996, com o objetivo de auxiliar a organização do sistema microrregional de saúde e potencializar a capacidade de atendimento dos municípios consorciados às suas populações. Atualmente formado por 12 municípios, Pará de Minas, Nova Serrana, Igaratinga, São José da Varginha, Florestal, Pequi, Papagaios, Maravilhas, Leandro Ferreira, Conceição do Pará, Pitangui e Onça de Pitangui, o consórcio atende população de aproximadamente 230 mil habitantes.


Por meio dele, são prestados diversos serviços, dentre os quais, consultas com neurologistas, dermatologistas, pneumologistas, ortopedistas, psiquiatras, urologistas, oftalmologistas e psicólogos. Além desses atendimentos especializados, o consórcio viabiliza para os municípios consorciados acompanhamento de pré-natal e exames de média e alta complexidade, como mamografia, endoscopia, ecodoppler cardiológico, teste ergométrico, espirometria e biópsias de mama e próstata. Mensalmente, o Cispará realiza mais de 3 mil atendimentos, 3.200 transportes de pacientes para atendimento em municípios diferentes do domicílio e 20 internações em UTIs.

ACPPM

Convenção Nacional da JPMDB será dia 01 de março

O presidente nacional da Juventude do PMDB, Gabriel Souza, esteve reunido dia (06/02) com o Presidente nacional do PMDB, Senador Valdir Raupp, para acertar os detalhes da participação da juventude na convenção nacional do PMDB e sobre a convenção Nacional da JPMDB.
 
A data das convenções será dia 01 de março (JPMDB e PMDB Mulher) e 02/03 (PMDB Nacional).
 
 Segundo o Presidente Raupp "este é um momento muito importante para o PMDB, vamos investir na organização da nossa juventude e do PMDB Mulher".

Abaixo Circular da JPMDB Nacional



Brasília, 06 de fevereiro de 2013.

Circular - SG-001/2013
Prezado(a) Presidente JPMDB Estadual
C/C Diretório Estadual do PMDB

Estamos nos aproximando de mais uma convenção Nacional da JPMDB, na ocasião debateremos sobre os seguintes temas estratégicos para o biênio 2013/2014:
- Curso de Formação Política para a Juventude;
- Movimento Estudantil e Educação;
- Comunicação e Participação Social;
- Jovens Mulheres e Movimento LGBT;
- Políticas Públicas para Juventude;
- Cultura e Meio Ambiente;
Na oportunidade iremos eleger o Diretório Nacional da JPMDB, portanto solicito aos companheiros que enviem os documentos referentes última convenção Estadual, tais como: edital de convocação, ata de eleição do diretório e ata de eleição da executiva até a data de 20/02/2013, sob pena de não haver representação do estado na Convenção Nacional da JPMDB. Os estados que forem comissão provisória deverão nos enviar os nomes dos membros com ofício anexo da secretaria ou presidência do PMDB Estadual.
Comunico a todos os companheiros e companheiras da JPMDB Nacional que todos informes serão postados no grupo da JPMDB e no site.
Sem mais para o momento, nos colocamos a inteira disposição.


Willy Alves Dieguez
Secretário Geral Nacional JPMDB

Governo vai oferecer bolsa de estudo para filhos de policiais mortos em serviço

Os ministérios da Educação e da Justiça estão preparando proposta para apoiar a formação universitária de filhos de policiais mortos em serviço. A ideia inicial é conceder uma bolsa de estudo por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). A informação é do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
“É uma perda que não é compensável, que é enterrar o pai por estar fardado em serviço e é assassinado de forma covarde pelo crime organizado. É muito pouco em termos financeiro, mas é o mínimo que o Estado deve fazer para as famílias desses policiais”, disse hoje (7) Mercadante durante cerimônia no Ministério da Educação. O ministro informou que será preciso ajustes na legislação para garantir esse direito aos filhos de policiais mortos em serviço. 
O Ministério da Justiça está fazendo um levantamento para identificar o perfil do público a ser beneficiado. "A partir desse cadastro, vamos estabelecer o direito de acesso a programas específicos, como o ProUni", explicou Mercadante.
Na manhã de hoje, Mercadante e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciaram 90 mil bolsas gratuitas de capacitação profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), para detentos e aqueles que já deixaram a prisão. O total de vagas será ofertado até 2014.
 
FONTE: HOJEEMDIA