sábado, 22 de agosto de 2009

Juventude do PMDB- A juventude que toma partido.


Pelo Trabalho que nosso companheiro Felipe Piló vem desenvolvendo a frente da Juventude do PMDB de Belo Horizonte,criando projetos de expansão do partido nos movimento secundaristas e Universitário, o Crescimento das Entidades de Base dos estudantes. Hoje é o nome que a juventude estadual precisa pra novamente entrar no caminho do crescimento, e no desenvolvimento de Novas Políticas para a Juventude.
Eu em nome de todos nossos companheiros do PMDB que precisam de uma juventude consolidada paço o apoio de nosso jovens PMDbistas de todo o estado,para Lançarmos a candidatura de Felipe Piló para Presidente.
Assinado Bruno Júlio

Em Defesa do Meio Passe em BH.





Essa falta de comprometimento com os estudantes já vem se estendendo a vários anos,Belo Horizonte além de ter uma dos maiores valores de passagem do Brasil,também é a única capital brasileira que o estudante não tem nenhum benefício no transporte público.Porém as empresas de ônibus arrecadam diariamente 6,9 milhões de reais somente na capital.

O atual Prefeito Márcio Lacerda (PSB), seguindo a mesma linha de atuação de antiga gestão,aumentando as passagens abusivamente, e dando luxo a apenas sete famílias(donas das empresas de transporte), e também seguindo os mesmos métodos, atender os interesses de quem paga mais,ou seja, os empresários. O prefeito também exclamou para os quatro cantos de BH, que não irá conceder o benefício da meia passagem para os estudantes.

Mais nós não desisitimos vamos a luta, eu juntamente com a UMES-BH estamos organizando comitês de luta contra o aumento das passagens e pelo meio passe. PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM,FAÇA VALER SEU DIREITO.
Bruno Júlio
Vice Presidente UCMG
UMES-BH

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Justiça determina reabertura das inscrições do Enem

Uma decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, em caráter liminar, a reabertura das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal que questionou a exigência do número do CPF do estudante para que fosse efetuada a inscrição.

O juiz determina que novas inscrições possam ser admitidas até o dia 28 de agosto ou data posterior, a critério do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova. A decisão do juiz Bruno Nery diz ainda que o Inep está proibido de exigir o número do CPF dos participantes.


“Tendo em vista que os participantes do Enem encontram-se na faixa etária média compreendida entre 15 e 17 anos, na qual não é exigido seu cadastro no Ministério da Fazenda, a título de CPF, mas apenas lhe é facultado o ingresso em tal cadastro, a ausência de tal inscrição não pode gerar sanções àquele indivíduo que tem idade naquela faixa etária”, diz o texto.

Segundo o juiz, há “nítida possibilidade de grave dano de difícil reparação aos estudantes do ensino médio que ainda não possuem inscrição no CPF, tendo em vista que terão vedada sua participação no Enem 2009 e também vedado, por consequência, seu ingresso eventual em qualquer instituição de ensino superior”.

O Inep foi procurado pela reportagem mas ainda não tem uma posição oficial sobre o caso. A Justiça determina o cumprimento imediato da decisão, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Cerca de 4,5 milhões de estudantes se inscreveram para participar da edição 2009 do Enem. A prova está marcada para os dias 3 e 4 de outubro e será aplicada em 1.619 municípios. Este ano o Enem servirá como forma de ingresso em pelo menos 40 universidades federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares do Ministério da Educação (MEC).

domingo, 9 de agosto de 2009

MEC Notifica 35 universidades Particulares

O Ministério da Educação notificou ontem 35 instituições privadas de ensino superior que, segundo a pasta, não cumprem os percentuais mínimos de professores com dedicação integral ou com títulos de mestre e doutor estabelecidos pela legislação. Ao todo, elas oferecem quase 10% das vagas em cursos universitários no Brasil.

Elas terão 90 dias para resolver o problema. Caso continuem irregulares, estão sujeitas a processos administrativos que poderão culminar com o descredenciamento de cursos.

A medida atinge 11 centros universitários e 24 das 87 universidades privadas do país, como a PUC-MG e duas das maiores em número de alunos, a Universidade Presidente Antônio Carlos (MG) e a Universidade Salgado de Oliveira (RJ).

Sete das 35 instituições notificadas não poderão abrir novas vagas até comprovarem a regularidade da situação, já que a situação delas foi considerada mais grave.

A lei estabelece que as universidades devem ter um terço do corpo docente com dedicação integral, e os centros universitários, um quinto. Para professores com título de mestre e doutor, as instituições de ensino superior têm que respeitar a proporção de um terço. A diferença é que universidades têm mais autonomia para abrir vagas.

A Folha tentou contatar, na tarde de ontem, a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), mas ninguém atendeu os telefones disponíveis no site da entidade.

Fonte: Folha de S. Paulo - 28/07/09

Confira a lista das universidades notificadas

Universidade Vale do Rio Doce - MG
Universidade Santa Úrsula - RJ
Universidade Salgado de Oliveira - RJ
Universidade Presidente Antonio Carlos - MG
Universidade Potiguar - RN
Universidade Positivo - PR
Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) - SP
Universidade José Rosário Vellano - MG (Unifenas)
Universidade Iguaçu (Unig) - RJ
Universidade Gama Filho - RJ
Universidade Fumec - MG
Universidade do Vale do Rio Sinos (Unisinos) - RS
Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) - SC
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) - SC
Universidade de Sorocaba (Uniso) - SP
Universidade de Santo Amaro - SP
Universidade de Cruz Alta (Unicruz) - RS
Universidade de Caxias do Sul - RS
Universidade da Região de Campanha - RS
Universidade da Amazônia - PA
Universidade Católica de Petrópolis - RJ
Universidade Católica de Pernambuco - PE
Universidade Castelo Branco - RJ
PUC-MG - MG
Conservatório Brasileiro de Música - RJ
Centro Universitário Radial - SP
Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unimesp) - SP
Centro Universitário Luterano de Manaus (AM) - AM
Centro Universitário do Triângulo - MG
Centro Universitário do Distrito Federal - DF
Centro Universitário de Santo André - SP
Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - AM
Centro Universitário da Cidade - RJ
Centro Universitário da Bahia - BA
Centro Universitário Capital - SP

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Crise no Senado,afeta a todos nós.

Por ser representante de entidades ligadas a o movimento estudantil e como filiado e apaixonado pelo meu partido PMDB,venho expressar minha tristeza também como cidadão,pela bagunça que hoje acontece na casa legislativa mais importante desse país, vimos senadores chingandos outros senadores em plenário,briga de vaidades e várias outras coisas que nos envergonham como eleitores e cidadãos.
As acusações que são feitas ao Presidente Sarney, são embasadas em fatos, mais como nós ja vimos várias vezes no senado, a produção de fatos para prejudicar aqueles que tentam fazer seu trabalho como representante do povo, mas devemos deixar as autoridades competentes investigar os fatos.Essa crise começou por um único motivo: A aproximação com o ano eleitoral, e a oposição que tem medo do crescimento que o PMDB teve nas úlitmas eleições, e estão com medo novamente do crescimento que o partido terá ano que vem, pois é um partido democrático e luta pelos interesses da população.Me sinto honrado de ser PMDbista.

domingo, 2 de agosto de 2009

UBES convoca 12° CONEG

Junto com o CONEG acontece o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas.
No ultimo dia 30 de junho, em reunião da executiva da UBES, a direção da entidade convocou o 12º Conselho Nacional de Entidades Gerais, concomitante, ocorre o 1º Encontro Latino Americano de Estudantes Secundaristas, os eventos acontecerão no Rio de Janeiro em 05, 06 e 07 de Setembro.
Na reunião da diretoria executiva foi aprovado a comissão de programação para o CONEG e o Encontro , logo estará disponível no EstudanteNet a programação. Do evento. Diversos temas foram tratados na reunião, entre eles: A Petrobras e a importância das empresas estatais, a defesa do investimento do Pré-sal na Educação, além das defesas da soberania nacional e do patrimônio público.
Foi aprovado também um texto da entidade sobre o “fim do vestibular”, discutindo o acesso a universidade e ressaltando políticas públicas e metas para 1ª Conferência Nacional de Educação. Segundo texto da carta: "a proposta de substituir o tradicional vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem o grande mérito de suscitar o debate na sociedade, apontando para a necessidade de mudar o atual quadro educacional". Leia a Carta na íntegra.
A política de acesso a universidade entre outros temas estarão em pauta no 12º CONEG que será realizado no inicio de setembro.