terça-feira, 28 de junho de 2011

MDB ESTUDANTIL E O 42 º CONGRESSO DA UEE-MG



Em sua 42ª edição, o Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) aconteceu, este ano, na cidade de Divinópolis entre os dias 23 e 26 de junho, na Universidade Federal de São João Del Rei – Campus Dona Lindu. Estiveram presentes inúmeros estudantes de todo o Estado, debatendo principalmente a respeito da estadualização da UEMG e do Fundo Social do Minério, para que parte de seus recursos sejam destinados à educação. Durante o encontro, foi realizada também a eleição para a nova diretoria da UEE-MG.
Na sexta-feira, dia 24, o primeiro painel debateu a respeito da “Democratização do ensino superior: novo perfil da universidade e a entrada no mundo de trabalho”. No período da tarde, aconteceram os grupos de debate:  Democratização dos meios de comunicação; Movimento estudantil e Redes Sociais, Esporte, Cultura, Combate ao machismo e Combate ao racismo. À noite, foi realizada uma atividade cultural entre os estudantes.
No dia 25, o primeiro painel abordou o tema “Porque Minas tem que ter o Fundo Social do Minério” e durante a tarde, os grupos de debateram sobre os temas: Universidades Estaduais: Qual estadualização que queremos?,  Políticas Públicas de Permanência: Assistência Estudantil como PPJ`s, Universidade Privadas: Lançamento da Jornada de Lutas – Sinpro/MG, UEE, Ciencia & Tecnologia e Reforma Política: Há espaço para a juventude?
Já o segundo painel debateu sobre o tópico “II Conferencia Nacional de Juventude: “Conquistar direitos para desenvolver o Brasil!”. No encerramento foi realizada uma festa junina entre os estudantes presentes.
No domingo, dia 26 de junho, ocorreu o Ato político “Das minas de ouro às Montanhas gerais, o minério de Minas fazendo revolução no mundo”, que contou com a participação de várias autoridades municipais e estaduais. No decorrer da tarde foi instaurada a plenária final, aprovando as propostas dos estudantes e o plano de ação da entidade para a próxima gestão.
De acordo com Bruno Júlio, coordenador do MDB Estudantil e da Chapa “Presente de Luta que Me faz Sonhar”, composta pelo MDB Estudantil, UJS, PT Kizomba, PT Mudança, o movimento participou, este ano, com uma das maiores bancadas da história da juventude em Minas Gerais. “Estamos com um número três vezes maior do que o último congresso, lutando pelo resgate da identidade do movimento estudantil do Estado. A nossa chapa saiu vitoriosa porque soube identificar quais são as reais necessidades dos estudantes”, e com grande participação com número de estudantes delegados o MDB Estudantil conseguiu ocupar uma vaga importante na executida da entidade",  conclui.

terça-feira, 14 de junho de 2011

E AS 45.000 ÁRVORES DA TURMA DO CHAPÉU???ATUALIZAÇÃO 14 DE JUNHO

Durante a Campanha para o Governo do Estado do PSDB e Anastasia, o núcleo Turma do Chapéu que pertence ao PSDB Jovem, fez a promessa de plantar 45 mil árvores até 2014.
 Além de lutar por uma política mais ética e defender o cumprimento das promessas de campanha de todos os candidatos, e também lutar pelo meio-ambiente é nossa obrigação cobrar que essa promessa seja cumprida.

ATUALIZAÇÃO 14 de JUNHO

VEJA OS NÚMEROS

PROMETERAM O PLANTIO DE 45.000 ÁRVORES.

ATÉ O MOMENTO PLANTARAM APENAS 15.

AINDA FALTAM 44.985.

PARA QUE A PROMESSA SEJA CUMPRIDA, PRECISAM SER PLANTADAS

1071.07 ÁRVORES POR MÊS.

33.9 ÁRVORES POR DIA

1.41 ÁRVORES POR HORA

TODOS OS DIAS OS DADOS SERÃO CONTABILIZADOS E COLOCADOS NO NOSSO BLOG.

FALTAM 1327 DIAS

VAMOS ACOMPANHAR E COBRAR.

Primeira etapa do Parlamento Jovem 2011 termina esta semana

Os municípios de Montes Claros, Iturama e Capelinha realizam a sessão plenária de encerramento da etapa municipal do Parlamento Jovem (PJ) Minas 2011. As reuniões para discussão e votação das propostas de ação para o poder público em torno do tema "Drogas: como prevenir?" serão realizadas no Plenário das Câmaras Municipais, parceiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no projeto. As propostas aprovadas serão consolidadas e incluídas no documento base que será discutido na etapa estadual do projeto, a ser realizada em Belo Horizonte, em agosto.
Além da discussão e votação das propostas, os municípios escolherão seus representantes na etapa estadual, coordenada pela Assembleia. Em Montes Claros, a sessão final acontece na quarta-feira (13/6/11), às 14h, e contará com a participação de 120 alunos da E.E. Profª. Dulce Sarmento, E.E. Profª. Helena Prates, E.E. Irmã Beata e Centro Educacional Prisma. O projeto teve a parceria local da Unimontes, Faculdades Santo Agostinho e Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros.
Em Iturama, a sessão plenária será realizada em dois dias, 14 e 15 de junho, a partir das 18h30. As propostas serão discutidas pelos estudantes inscritos no projeto, alunos da E.E. Antônio Ferreira Barbosa, E.E. Dom Alexandre, Colégio Anglo e Colégio Objetivo do Sistema Inteligente de Aprendizagem, juntamente com os monitores da Faculdade Fama. Na quinta-feira (16), a partir das 19 horas, será realizada a reunião de encerramento do PJ Minas 2011 em Capelinha. Cerca de 40 alunos das escolas estaduais Prof. Antônio Lago, Geralda Otoni Barbosa, Bento Rocha de Jesus e do Instituto Educacional Manoel Luiz Pêgo participarão das discussões e votação das propostas.
Em Capelinha, o projeto desenvolveu uma série de atividades tendo como parceiros a Prefeitura Municipal; o Ministério Público; Poder Judiciário; Polícias Militar e Civil; Igrejas Evangélica e Católica; Faculdade Uninter; Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; secretarias municipais de Saúde e de Educação e de Assistência Social; Creas; Banco do Nordeste e Conselho Municipal Antidrogas (COMAD).
Iniciativa - O Parlamento Jovem é um projeto de formação política e de educação para cidadania realizado pela ALMG desde 2004, por intermédio da Escola do Legislativo e em parceria com a PUC Minas. Com a sua interiorização, a partir de 2010, o PJ, destinado aos estudantes mineiros do ensino superior e médio, ganhou novos parceiros, representados pelas Câmaras Municipais, e uma nova dinâmica.
Realizado em duas etapas, a primeira municipal e a segunda em Belo Horizonte, sob a coordenação da ALMG, o projeto se estendeu a quase todas as regiões do Estado. A primeira edição teve a participação de 12 municípios mineiros e a de 2011 mobilizou 16 municípios, com a participação de mais de mil alunos do ensino médio de 71 escolas de Minas Gerais e 142 estudantes universitários, que atuaram como monitores do projeto em vários municípios.
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

CEMIG A MELHOR ENERGIA DO BRASIL??? SERÁ??



segunda-feira, 13 de junho de 2011

FESTA JUNINA CSCS

Bruno Júlio fala sobre a importância das Mídias Sociais nas Eleições 2012 em Ubá e Juiz de Fora

JPMDB e as Mídias Sociais
JUIZ DE FORA

A juventude do PMDB de Minas Gerais tem-se levantado como grande expoente na realização de projetos que abrangem não apenas seu núcleo, mas todo o PMDB. Prova disso é o novo projeto encabeçado por eles, que tem sido levado a todos os Encontros Regionais propostos pelo presidente Antônio Andrade: Mídias Sociais.
De acordo com o presidente do JPMDB de Belo Horizonte, BRUNO JÚLIO, o objetivo deste projeto é abranger as propostas do PMDB e divulgá-las através das redes sociais.

Bruno conta que, através dele, é possível inserir os candidatos do Partido, fazendo com que haja um diálogo entre eles, a sociedade e formadores de opinião. “A proposta é aproximar os peemedebistas, favorecer o levantamento das bandeiras do PMDB e trazer ao conhecimento da sociedade o que tem sido feito pelo Partido”.


 UBÁ
Juventude do PMDB: a força do Partido


O secretário-geral da JPMDB Nacional, Willy Alves, relatou aos companheiros a agenda proposta para a juventude do Partido para este ano.

Segundo Willy, através dos Congressos Estudantis, UNE e UEE, caravanas da juventude do PMDB de todo o país e do Estado, respectivamente, serão mobilizadas com o intuito de dar um novo discurso e uma nova roupagem às universidades, fundamentado nos ideais partidários da sigla.

Willy aproveitou a oportunidade para apresentar aos companheiros a nova cartilha da JPMDB para a formação de Comissões Provisórias. De acordo com o secretário, a criação de núcleos do PMDB Jovem faz com que sejam fomentados conselhos políticos ligados aos jovens e políticas públicas voltadas para eles.

BRUNO JÚLIO, presidente da JPMDB de Belo Horizonte, alinhado às palavras do secretário nacional da Juventude Nacional, apresentou o novo projeto do Partido, encabeçado por este núcleo: “Mídias Sociais”.

Tal projeto, explica Bruno, tem como principal objetivo criar um diálogo aberto entre o Partido e os líderes de opinião, levantando as bandeiras do PMDB.

Na apresentação do “Mídias Sociais”, Bruno explica a importância da utilização das redes sociais na vida da sociedade e principalmente na vida daqueles peemedebistas do interior de Minas que querem candidatar-se para as próximas eleições.
“O uso do meio eletrônico para unir as pessoas está crescendo e o partido não pode ficar de fora desta tendência. Entender as novas regras da comunicação é um grande desafio e, nós da juventude do Partido, estamos à frente do projeto para auxiliar todos aqueles que querem fazer parte desse meio, propagando nossos ideais partidários em todas as esferas das mídias sociais”.









domingo, 12 de junho de 2011

ESCRITÓRIO REGIONAL DO CABO JÚLIO E BRUNO JÚLIO FORMA MAIS UMA TURMA DE INFORMÁTICA

Nesta sexta-feira, mais uma turma de informática recebeu diploma de conclusão de curso realizado pelo Vereador CABO JÚLIO e BRUNO JÚLIO. Vinte e um alunos, entre jovens e adultos, aproveitaram a oportunidade para aprimorar o conhecimento na área  e enriquecer o currículo. 

Para Guilherme de Souza, de 14 anos, o curso de informática poderá ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho. "Acredito que posso ganhar um salário melhor", afirma Guilherme. Outros alunos também acreditam em oportunidades melhores de emprego.
Feliz com o novo diploma o agente de combate a endemias, Reginaldo Avelino, de 38 anos, diz que vai colocar em prática os ensinamentos no trabalho e em casa. "Tenho computador em casa e no trabalho, preciso desenvolver planilhas. Esse curso foi muito importante para mim", desabafa.
Desde sua inauguração em julho de 2009, o Escritório Regional do Vereador CABO JÚLIO e BRUNO JÚLIO já formou mais de 500 alunos. Muitos deles, adquiriram mais confiança para buscar novas oportunidades de trabalho.

PRORROGAÇÃO DO CADASTRAMENTO ESCOLAR 2012

COMO SE CADASTRAR


EM BELO HORIZONTE: procure uma agência dos correios e leve os seguintes documentos( inclusive para Educação Especial)

  • Certidão de Nascimento da criança (cópia e original)
  • Conte de Luz recente (cópia e original)
  • Comprovante de escolaridade (cópia e original) para alunos vindo de escolas particulares ou que desejam retornar aos estudos.


PODEM SE CADASTRAR:


  • Crianças de seis anos ou que irão completar seis anos até oi dia 31 de março de 2012.
  • Alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindo de escolar particulares.
  • Aqueles que desejam retornar aos estudos em qualquer ano do Ensino Fundamental( do 1ºao 9º ano).

DE 13 A 17 DE JUNHO

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comissão sugere devolução de 95% da matrícula em universidade




De autoria do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), o texto original obriga a devolução do valor integral da matrícula, no ato da desistência, desde que esta ocorra antes do início das aulas, prevendo multa, em favor do consumidor, equivalente a cinco vezes o valor da matrícula, por infração.
O projeto já havia recebido o substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que considerou mais razoável a devolução de 80% do valor, no prazo de 30 dias, por considerar que a desistência de matrícula gera despesas operacionais e administrativas para a instituição, que também estaria impossibilitada de fazer a devolução na hora. O texto também retira o valor de multas, remetendo o infrator às penalidades já previstas no Código de Defesa do Consumidor.
O relator, contudo, considerou improcedente alegar que os custos administrativos de uma desistência, tais como telefone, cópia de documentos e correspondência, possam chegar a 20% do valor das matrículas, que variam, em sua maioria, entre R$500,00 e R$2.000,00. O substitutivo que apresentou, além de fixar em cinco dias o prazo de devolução, define que a instituição poderá descontar até 5% do valor a ser devolvido, contra os 20% sugeridos na CCJ. A matéria já pode entrar na pauta do Plenário para votação.
Projeto recebe emenda para garantir intérpretes de Libras nas escolas
A comissão também deu parecer favorável de 1º turno à aprovação do Projeto de Lei 505/11, na forma do substitutivo nº 1, da CCJ, acrescido da emenda nº 1, sugerida pelo relator, deputado Carlin Moura. Do deputado Alencar da Silveira Jr, o texto original acrescenta dispositivos à Lei 10.379, de 1991, que reconhece oficialmente em Minas Gerais a Libras como meio de comunicação objetivo e de uso corrente. O projeto dispõe que o Estado qualificará servidores para o atendimento aos deficientes auditivos utilizando recursos financeiros provenientes do Tesouro estadual, de repasses do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e de convênios com instituições nacionais e internacionais.
O substitutivo nº 1 mantém o dispositivo que atribui ao Estado a qualificação, mas suprime a menção à fonte de recursos por entender que essa definição cabe ao Executivo. A emenda nº 1 estipula que na rede estadual de ensino haverá pelo menos um professor intérprete da língua de sinais para cada grupo de, no máximo, quinze alunos com deficiência auditiva.
Segundo o relator, a emenda contempla orientação da própria Secretaria de Estado da Educação para o atendimento às pessoas com deficiência auditiva na rede escolar pública. Conforme destacou o parecer, a secretaria, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, expediu a Orientação SD nº 1/2005, na qual organiza o serviço de atendimento com um intérprete de Libras para no mínimo quatro e, no máximo, quinze alunos. O projeto precisa receber ainda o parecer da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária antes de estar pronto para entrar na pauta de votação do Plenário.
Retirado - A requerimento do deputado Carlin Moura, foi retirado de pauta o PL 257/11, do deputado Elismar Prado (PT), que dispõe sobre a política estadual de incentivo ao direto dos alunos da rede pública estadual de terem acesso ao cinema. Na reunião anterior, também por solicitação do deputado, já havia sido adiada a discussão do parecer, que concluiu pela rejeição do projeto.
Aprovados debates sobre Cetec e projeto de ciência
A comissão aprovou requerimento do vice-presidente, deputado Dalmo Ribeiro Silva, para a realização de visita ao Cetec e audiência pública sobre seu Centro Educacional em Aeronáutica, para debater dois pontos: as consequências do cancelamento do processo seletivo de 2011, por recomendação do Ministério Público Estadual, e a agilização de convênio que formaliza a "Rede de Educação Politécnica", a ser celebrado entre a Universidade Estadual de Minas Gerais - Uemg - e o Cetec.
Também do vice-presidente, foi aprovado requerimento para que a secretária de Estado de Educação dê informações sobre o plano de atendimento do ensino médio da Escola Estadual Dom Eliseu, situada no Bairro Cachoeira, no município de Unaí.
Foi aprovado ainda requerimento do deputado João Vitor Xavier (PRP), de reunião com convidados para apresentar o projeto "Cidade da Ciência e do Conhecimento" e debater seus impactos para Belo Horizonte e o Estado.

FONTE:ALMG

Dependentes de álcool e drogas terão moradias subsidiadas

O coordenador de Saúde Mental e Álcool do Ministério da Saúde, Roberto Kinoshita, disse nesta terça-feira, em audiência pública na Câmara, que alcoólatras e outros dependentes químicos receberão ajuda do governo para largar o vício. Segundo ele, o grupo interministerial encarregado de definir ações nesse sentido apresentará, nos próximos meses, ações concretas para que essas pessoas não só tenham acompanhamento médico e psicológico, mas sejam inseridas na comunidade por meio de moradia social — subsidiada pelo governo — e sejam capacitadas a trabalhar e ter uma renda.
Kinoshita participou de audiência da comissão especial da Câmara que analisa as causas e consequências do consumo abusivo do álcool. Aproximadamente 10% da população brasileira são dependentes de bebidas em estágio avançado e sofrem de doenças causadas pelo exagero no consumo do álcool, conforme informação destacada durante a audiência.
O relator da comissão, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), manifestou preocupação com a estatística. "Ou seja, numa cidade como São Paulo duas milhões de pessoas já estão na fase aguda dessa doença. E o tratamento? Quem precisa de uma vaga para internar um doente de alcoolismo no País não acha em lugar nenhum, só em estabelecimento privado — e custa caro. Então, o Estado não dá conta disso”, lamentou Macris.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está na lista de países com aumento do uso excessivo de bebidas alcoólicas. Além disso, de acordo com a última pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, entre estudantes dos ensinos fundamental e médio de dez capitais brasileiras essas bebidas são consumidas por mais de 65% dos entrevistados.
Medidas
Para reverter esse quadro, a psiquiatra e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Ana Cecília Marques sugeriu, durante a audiência na Câmara, caminhos a serem seguidos. Ela defendeu o aumento do preço das bebidas, a criação de mais taxas e impostos sobre esses produtos e a proibição da propaganda, a exemplo do que já foi feito com os cigarros.
Ela também sugeriu o aumento da idade mínima para o consumo de bebidas alcoólicas de 18 para 21 anos, e uma ordem para que bares fechem as portas mais cedo.
A psiquiatra criticou a campanha do "amigo da vez" — aquele que fica sem ingerir álcool e dirige para os amigos que beberem: "Considero 'zero' o motorista da vez, porque só ele se salva. Os outros no carro estão todos intoxicados, com impactos sobre si mesmos e muitas vezes em casa, porque produzem violência e outros problemas."
Debates
A comissão especial sobre o consumo abusivo de álcool vai realizar conferências para debater o tema em cada região do País. Haverá reuniões em São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Belém (PA). A primeira conferência regional acontecerá em 30 de junho na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
O debate foi proposto pelo deputado Marcelo Aguiar (PSC-SP), e o presidente da comissão é o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS).

ORIENTAÇÕES PARA FORMAÇÃO DE COMISSÃO PROVISÓRIA DA JPMDB


ATENÇÃO COMPANHEIROS SEGUE ABAIXO PASSO A PASSO DE COMO CRIAR COMISSÃO PROVISÓRIA  DA JUVENTUDE DO PMDB EM SEU MUNICÍPIO, OS INTERESSADOS SEGUIR AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E ENTRAR EM CONTATO OU SE TIVEREM DÚVIDA PELO E-MAIL. brunojulio@cabojulio.com.br

SAUDAÇÕES 15

BRUNO JÚLIO
PRESIDENTE JPMDB-BH
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO JPMDB-MG



PASSO 1 
Mobilize um grupo de jovens de 14 a 35 anos filiados ao PMDB na sua cidade, procure a direção partidária, manifestando a intenção de organizar a JPMDB;

PASSO 2

Organize uma Comissão composta de 05 jovens peemedebistas, para a criação da Comissão Provisória da JPMDB, dentre estes indique 01 para assumir a presidência da Comissão;

PASSO 3
Envie o formulário (anexo 1) devidamente preenchido, para a Executiva Estadual da JPMDB e aguarde o prazo de até 30 dias, para aprovação da Comissão Provisória;

PASSO 4
Após a aprovação da Comissão Provisória pela Executiva Estadual da JPMDB, a comissão estará apta a representar a Juventude do partido no município e organizar a Convenção Municipal, para eleger o Diretório no prazo máximo 90 dias;
ANEXO 1

INDICAÇÃO DE PROVISÓRIA DA JPMDB


_________________________________
( Local e Data)

Ao Jovem
BRENO CARONE
Presidente Estadual da JPMDB-MG
BELO HORIZONTE - MG


A Executiva Municipal de .........................................................., vem por meio deste, indicar os seguintes membros para constituir a Comissão Provisória da Juventude do Partido Movimento Democrático Brasileiro,  que terá o prazo de 90 (Noventa dias) para realizar a convenção deste município.

Presidente: ........................................................................
            Endereço: ...........................................................................
            Fone: ...................................... Data de Nasc.: ..................

            Membro Titular: ................................................................
            Endereço: ...........................................................................
            Fone: ...................................... Data de Nasc.: ...................
                                  
            Membro Titular: .................................................................
            Endereço: ...........................................................................
            Fone: ...................................... Data de Nasc.: ...................
                       
Membro Titular: .................................................................
            Endereço: ............................................................................
            Fone: ...................................... Data de Nasc.: ...................
                       
Membro Titular: .................................................................
            Endereço: ............................................................................
            Fone: ...................................... Data de Nasc.: ....................


            Saudações Peemedebistas,


........................................
(Presidente do PMDB)
Nome: .....................................................



SE APROVADA PELA JPMDB-MG, A COMISSÃO PROVISÓRIA TERÁ UM PRAZO MAXIMO DE 90 DIAS A CONTAR DA DATA DE SUA APROVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA CONVENÇÃO E ELEIÇÃO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DA JPMDB.
ORIENTAÇÕES PARA FORMAÇÃO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DA JPMDB

PASSO 1

Leia atentamente o Regimento da JPMDB. Procure o Diretório Municipal de sua cidade, a fim de identificar os jovens filiados entre 14 e 35 anos, para serem convocados à Convenção Municipal;

 
PASSO 2

Organize uma ampla campanha de filiação de jovens a participarem do PMDB fortalecendo o partido em sua cidade. Acerte com o PMDB municipal a realização da Convenção, em seguida comunique a Executiva Estadual da JPMDB;


PASSO 3

O edital de convocação (anexo 2) deve ser afixado na sede do Partido ou da JPMDB, na Câmara de Vereadores, bem como – quando possível – publicado na imprensa oficial da circunscrição eleitoral no prazo mínimo de 15 (quinze) dias de antecedência à Convenção; envie o edital até 15 dias antes para a Executiva Estadual da JPMDB.


PASSO 4

As inscrições de chapas serão recebidas pela Comissão Provisória/Executiva, até 08 (oito) dias antes da Convenção. As chapas deverão ser inscritas completas, compondo os membros ao Diretório Municipal e Delegados a Convenção Estadual da JPMDB. Vide anexo 3. (Caso seja do interesse dos companheiros da JPMDB, é possível eleger juntamente com o Diretório os delegados a Comissão Executiva e o Conselho Fiscal sem a necessidade de reunir novamente o Diretório com essa finalidade, bastando para isso fazer constar no edital de convocação. Vide anexo 5 e desconsidere os anexos 3 e 4);


PASSO 5

Após a abertura da Convenção, eleito o Diretório Municipal da JPMDB e os Delegados a Convenção Estadual, reúna o Diretório devidamente constituído, a fim de eleger a Executiva Municipal e o Conselho Fiscal da JPMDB (anexo 4);


PASSO 6

Enviar a Executiva Estadual no prazo de 10 (dez) dias após a Convenção, cópia do edital de convocação, Atas de Eleição e Posse, listas de presença e formulário (anexo 6). Aguardar no prazo de 30 dias o comunicado da Executiva Estadual.


ANEXO 2
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A COMISSÃO PROVISÓRIA DA JUVENTUDE DO PMDB do Município de _________________________________, convoca todos os filiados do PMDB com idade entre 14 a 35 anos para a Convenção Municipal da Juventude do PMDB, a realizar-se no dia ______ do mês de ____________ e do ano de ______, das _______ às _______ hs, com a seguinte pauta:


1 – Eleição do Diretório Municipal;
2 – Eleição do Conselho de Ética e Disciplina Partidária;
3 – Eleição dos Delegados e Suplentes a Convenção Estadual;
4 – Reunião do Diretório Municipal para eleger a Comissão Executiva e o Conselho Fiscal;



Local: __________________________________________________


Endereço: _______________________________________________







__________________________________________________
Assinatura do Presidente da Comissão



Local e data



ANEXO 3

ATA DA CONVENÇÃO MUNICIPAL DA JPMDB PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO DIRETÓRIO MUNICIPAL E DOS DELEGADOS À CONVENÇÃO ESTADUAL E SEUS RESPECTIVOS SUPLENTES.


            Aos ___ dias do mês de ___ do ano de ___, nesta cidade de (Nome do Município), nas dependências do(a) (Preencher com o nome e endereço do estabelecimento onde foi realizada a reunião), presente o Presidente (Nome do companheiro que Presidiu a reunião), tendo como Secretário (Nome do companheiro que secretariou a reunião), sob a Presidência do primeiro, foi constituída a Mesa Diretora da Convenção Municipal da JUVENTUDE DO PMDB, reunida com a finalidade de eleger e empossar os Membros do Diretório Municipal e Delegados à Convenção Estadual e seus  suplentes, de acordo com o Edital de Convocação previamente publicado na forma da lei. Iniciados os trabalhos às (indicar o horário) horas, o Presidente declarou aberta a CONVENÇÃO, colocando em pauta a ordem do dia. Primeiramente, o procedimento relativo ao sufrágio, esclarecendo antes que fora registrada em tempo hábil __ chapa(s) denominada(s) (Nome da(s) Chapa(s)), com a(s) seguinte(s) composição(ões): Membros Titulares do Diretório Municipal; 1‑  , 2‑  , 3‑  ,etc. (Descrever, nominalmente, cada titular do Diretório Municipal, com o mínimo de 15  e máximo de 45 membros titulares) Suplentes: 1‑  , 2‑  , 3‑  ,etc. (Descrever, nominalmente, cada suplente do Diretório Municipal, que deve corresponder a 1/3 dos membros titulares do Diretório); Delegado(s) à Convenção Estadual: Titular(es) 1-  (Descrever, nominalmente, os Delegados à Convenção Estadual, de acordo com a quantidade do Diretório do PMDB, sendo o mínimo 03 titulares e 03 suplentes, os delegados podem compor o diretório e executiva); Suplente(s): 1‑ (Descrever, nominalmente, os Suplentes de Delegado à Convenção Estadual);  A seguir, determinou que passasse a votação, por voto direto e secreto. Os convencionais assinaram o livro de presença e, depois de comprovadas suas credenciais pelo Secretário, votaram. Às (indicar o horário) horas o Presidente deu por encerrada a votação e designou uma comissão constituída pelos jovens (Nome dos membros da comissão apuradora)para procederem a apuração dos votos. Sem que houvesse impugnações, constatada a equivalência entre o número de votantes e o número de sobrecartas constantes da urna, foram apurados os votos, e verificou‑se que a chapa (Nome da Chapa), obteve (Número de votos obtidos pela chapa) votos, e a chapa (Nome da Chapa) sendo empossados os eleitos observando-se os critérios de proporcionalidade dos votos obtidos por cada chapa, ficando assim constituído o Diretório Municipal da Juventude do PMDB: TITULARES - (Descrever, nominalmente, cada titular do Diretório Municipal); SUPLENTES -(Descrever, nominalmente, cada suplente do Diretório Municipal); Como DELEGADOS TITULARES - (Descrever, nominalmente, os Delegados à Convenção Estadual); DELEGADOS SUPLENTES -(Descrever, nominalmente, os Suplentes de Delegado à Convenção Estadual). Ato contínuo, o Presidente convocou os integrantes do Diretório Municipal recém eleitos para permanecerem no local para dar início a reunião para a eleição da Comissão Executiva Municipal e do Conselho Fiscal. Nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a sessão da qual, para os efeitos legais, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, (Nome do companheiro que Secretariou a reunião), Secretário e pelo Presidente (Nome do companheiro que Presidiu a reunião).

ANEXO 4

ATA DA REUNIÃO DO DIRETÓRIO MUNICIPAL PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL E DO CONSELHO FISCAL.

(Municípios que não realizarão eleição da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal pelo voto direto)


Aos ___ dias do mês de ______ de ____, nesta cidade de (Nome do município) às (indicar o horário) horas, nas dependências do(a) (Preencher com o nome e endereço do estabelecimento onde foi realizada a reunião) , reuniu‑se Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro de (Nome do município) sob a presidência do Jovem (Nome do companheiro que presidiu a reunião), com o fim especial de eleger pelo voto direto e secreto a respectiva Comissão Executiva Municipal e o Conselho Fiscal,  de  acordo  com Edital  de Convocação previamente publicado  na  forma da lei. Verificada a presença do quorum necessário, o Presidente declarou aberta a reunião. Ato contínuo convidou para servir de secretário o (Nome do companheiro que secretariou a reunião), pedindo para que este leia a pauta da reunião aos presentes, cumprindo convocação feita por edital. Logo após procedeu a suspensão dos trabalhos por 15 (quinze) minutos, para que os presentes elaborassem as suas respectivas chapas. Reabertos os trabalhos, o Presidente comunicou que recebeu uma única chapa para a Comissão  Executiva Municipal  e Conselho Fiscal assim composta: Presidente: (Nome do candidato); 1°Vice‑Presidente: (Nome do candidato); 2°Vice‑Presidente: (Nome do candidato); Secretário‑Geral­: (Nome do candidato); Secretário‑Adjunto: (Nome do candidato); Tesoureiro: (Nome do candidato); Líder da Bancada na Câmara Municipal; 1° Vogal: (Nome do candidato); 2° Vogal: (Nome do candidato); Suplentes da Executiva: 1‑ (Nome do primeiro suplente); 2‑(Nome do segundo suplente); 3‑ (Nome do terceiro suplente); 4‑ (Nome do quarto suplente). Conselho Fiscal: Membros Titulares: 1‑ (Nome do candidato); 2-(Nome do candidato); 3‑ (Nome do candidato); Suplentes: 1‑ (Nome do candidato); 2- (Nome do candidato); 3- (Nome do candidato); Depois de elaborada a cédula de votação, o Presidente solicitou ao secretário que procedessem a chamada nominal dos companheiros que assinaram a lista de presença, para o ato de votação.  Encerrada a votação, foram designados os companheiros (Nome dos escrutinadores) para procederem a apuração dos votos, na qualidade de escrutinadores. Sem que houvesse impugnações, constatada a equivalência entre o número de votantes e o número de sobrecartas constantes da uma, foram apurados os votos, verificando­-se que a única chapa concorrente obteve (Número de votos obtido pela chapa)votos. Sendo assim o Presidente proclamou o resultado, lendo a nominata dos eleitos, correspondente à chapa inscrita em toda a sua composição, dando‑os por empossados automaticamente. Nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a reunião da qual, para efeitos legais, foi lavrada a presente ata, que vai por mim assinada, (Nome do companheiro que secretariou a reunião), Secretário, e pelo Presidente, (Nome do companheiro que presidiu a reunião).
ANEXO 5

ATA DA CONVENÇÃO MUNICIPAL DA JPMDB PARA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO DIRETÓRIO MUNICIPAL, DOS DELEGADOS À CONVENÇÃO ESTADUAL, DA COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL, DO CONSELHO FISCAL E SEUS RESPECTIVOS SUPLENTES.


Aos _____________ (    ) dias do mês de ______________ do ano de dois mil e ______, às _____ horas, tendo por local ____________________, situado (a) à rua ________, n°___, nesta cidade de ______________________, presentes as seguintes autoridades _______________ foi considerada constituída sob a presidência do jovem companheiro ________________, a mesa Diretora da Convenção Municipal da JUVENTUDE DO PMDB, para os fins constantes do Edital de Convocação afixado e divulgado. Iniciando os trabalhos, o Presidente declarou instalada a Convenção, e determinou que se passasse à votação, por voto direto e secreto, depois de confirmada as filiações, esclarecendo, antes, que fora registrada em tempo hábil, ______ chapa(s) concorrente(s) ao Diretório Municipal, Delegados a Convenção Estadual, Comissão Executiva Municipal, Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes, com a seguinte composição: Membros Titulares do Diretório (mínimo 15 e máximo 45), Suplentes (os suplentes sempre devem ser 1/3 dos membros do diretório)Delegados a Convenção Estadual, (número igual aos delegados do partido na cidade, sendo o mínimo 03 titulares e 03 suplentes, os delegados podem compor o diretório e executiva); Conselho Fiscal (3 titulares e 3 suplentes, não podem fazer parte da executiva); Comissão Executiva Municipal (presidente, vice-presidente, secretário-geral, primeiro secretário, tesoureiro, dois suplentes).  Votaram _______ filiados e a chapa ____ ao diretório foi vitoriosa, assim como os Delegados a Convenção Estadual, bem como ao Conselho Fiscal e Comissão Executiva. Em seguida o Sr. Presidente proclamou eleitos e automaticamente empossados, para as respectivas funções a que se candidataram, os integrantes da JPMDB (respeitar a proporcionalidade dos votos de cada chapa no Diretório). Nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a reunião da qual, para efeitos legais, foi lavrada a presente ata, que vai por mim assinada, (Nome do companheiro que secretariou a reunião), Secretário, e pelo Presidente, (Nome do companheiro que presidiu a reunião).